Estão concluídos os troços matinais deste XIII Picowines rali, derradeira prova da edição de 2024 do Campeonato dos Açores de Ralis, que tinha nesta manhã quase 40 quilómetros ao cronómetro para que começassem a ser decididas as contas pelo campeonato. Rúben Rodrigues foi dominante nesta manhã de prova e só não venceu no último troço. Nas 2RM, Rafael Botelho conseguiu também o melhor tempo em três das quatro classificativas.
Rúben Rodrigues e António Costa, aos comandos do Skoda Fabia RS Rally2 da Auto Açoreana Racing, demonstraram um ritmo alucinante nesta manhã. Concluíram esta etapa matinal com um tempo total acumulado de 23:36.3, dando-lhes uma vantagem superior àquelas que se têm visto nos últimos dois ralis pela mesma altura. São líderes do rali e estão a quatro classificativas de revalidar o título regional.
Luís Rego e José Janela, dupla do Skoda Fabia Rally2 evo com as cores do Team Além Mar, não têm conseguido superiorizar-se aos principais oponentes. Apesar de não cederem demasiado tempo em cada classificativa, o somatório é de 9.8 segundos. Ocupam neste momento o segundo posto absoluto, mas a eles só a vitória interessa pelas contas do título. Veremos como Rego e Janela farão o ataque final aos homens da frente.
A formação do Team Lotus, composta por Rafael Botelho e Rui Raimundo, aos comandos do Peugeot 208 Rally4, ocupam para já o lugar mais baixo do pódio da classificação geral e são líderes do rali no que à competição reservada a viaturas de duas rodas motrizes diz respeito. Concluíram a manhã com tempo total neste rali de 26:38.9 e o sonho da reconquista do campeonato 2RM está mais próximo de se concretizar.
Henrique Moniz e Jorge Diniz, também aos comandos da mais recente viatura da marca francesa, não conseguiram trocar argumentos com os seus principais opositores nas primeiras passagens. Venceram a terceira classificativa da manhã e, para esta tarde, a desvantagem a recuperar é de 10.1 segundos para que ainda possam discutir o título regional 2RM.
Terceiros classificados das 2RM são Filipe Marques e Edgar Silva em Peugeot 208 R2. A dupla oriunda da ilha do Faial, campeões regionais em título 2RM, têm tido um rali ao seu ritmo e, embora sem conseguir intrometer-se na luta pela vitória, têm vantagem significativa para os perseguidores. Gastaram mais 55.1 segundos que os líderes,
O Campeonato dos Açores de Ralis de 2024 decide-se esta tarde, onde se espera que tudo possa acontecer até ao último quilómetro de classificativas. O reinício do rali está marcado para as 14:50 pelos 7.54 quilómetros de Alto do Barreiro – Santa Luzia.
A classificação completa do XIII Picowines Rali pode ser consultada em https://anubesport.com/timing/ss/4566/?rallyId=186
Comentarios